Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

STJ suspende a revisão da vida toda

Decisão do STJ em repetitivo fica suspensa

Publicado por Eduardo Meyer
há 4 anos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta segunda-feira (01/06/2020), ao receber o Recurso Extraordinário interposto pelo INSS, suspendeu os efeitos da decisão em repetitivo que reconheceu a possibilidade da revisão da vida toda.

Presentes os pressupostos de admissibilidade, nos termos do artigo 1.036, § 1º, do Código de Processo Civil, admito o recurso extraordinário como representativo de controvérsia, determinando a suspensão de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre a mesma controvérsia em trâmite em todo o território nacional. RE no RECURSO ESPECIAL Nº 1.596.203 - PR.

A 'previsão para a tendência' do julgamento é pela impossibilidade da revisão da vida toda, tendo em vista que a regra de transição se aplica tão somente aos filiados anteriores à publicação da Lei. Não sendo permitido ao segurado filiado posteriormente 'escolher' a regra que lhe seja mais favorável.

  • Publicações48
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações910
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-suspende-a-revisao-da-vida-toda/855147985

Informações relacionadas

Kemil Aby Faraj, Advogado
Notíciashá 3 meses

Julgamento crucial da "Revisão da Vida Toda" será retomado pelo STF

Vagner Luis B Cerqueira, Bacharel em Direito
Artigoshá 6 anos

Modelo de contrarrazões ao recurso especial - De acordo com o novo CPC.

Jean Pierre, Advogado
Notíciashá 8 meses

STF Suspende Revisão da Vida Toda - Saiba como Isso Afeta seu Benefício

Juri Descomplica, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

Revisão da vida toda e suas atualizações no STJ e STF

Cíntia Elaine Silva, Advogado
Modelosano passado

Contrarrazões revisão da vida toda

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É muita falta de respeito e sensibilidade humana para com mo cidadão que trabalhou décadas antes de Julho de 1994 contribuindo com o máximo e por alguma desventura passou a contribuir menos após esta data e ter sua aposentadoria muito prejudicada. Sou jornalista, mas também faço parte desse grupo: trabalhei 18 anos no Banespa - de julho 1978 até julho de 1996 - (16 anos pagando sobre o máximo que não foram considerados para cálculo) . Com a privatização do Banespa para um Banco Espanhol tive que sair e recomeçar minha carreira pagando carne e contratada com salário baixo, que foi a base de cálculo para a minha aposentadoria. Acompanhei o IRDR Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas no TRF 4 (RESP 1554596) tendo como Relator o Ministro Napoleão Maia, que julgou favorável aos beneficiário e mesmo assim a foi prejudicado por motivo de pedido vistas várias vezes pela Ministra Assusete Magalhães, que já foi procuradora do INSS conforme consta no seu currículo . A pedido do PFRN João Angelo Paties foi juntada petição que culminou na aprovação da Revisão Vida Toda .
Espero que o STJ examine muita agilidade e justiça esse assunto, pois a maioria de nós já somos idosos e precisamos ser recompensados justamente pelo que contribuímos .

, continuar lendo

Pergunta ao (s) Advogado (s) Especialistas: Revisão da Vida Toda,
Uma vez que o INSS entrou com um recurso extraordinário que foi aceito pelo STJ e enviado a Suprema Corte (STF), e considerando a opinião de alguns advogados que pode demorar até cinco anos para que o RE seja julgado, e considerando esta demora muitos aposentados podem já ter falecido, pois trata-se de idosos,
Há algum instrumento jurídico, como um mandado de segurança ser interposto na Corte Suprema (STF),
para acelerar este julgamento, uma vez que o recurso extraordinário do INSS, já foi taxado de protelatório e infraconstitucional. continuar lendo

Alguém sabe como colocar essa barra preta na lateral da citação? continuar lendo