Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Inconstitucionalidade da Medida Provisória nº 871, de 18 de Janeiro de 2019

Instituição de prazo decadencial para concessão de benefício

Publicado por Eduardo Meyer
há 5 anos

O artigo 25 da Medida Provisória nº 871, de 18 de janeiro de 2019, que introduziu o artigo 71-D, estabelecendo que: “O direito ao salário-maternidade decairá se não for requerido em até cento e oitenta dias da ocorrência do parto ou da adoção, exceto na ocorrência de motivo de força maior e ou caso fortuito, conforme disposto no Regulamento”, se mostra inconstitucional.

Isso porque, o STF quando do julgamento do RE 626489 / SE, em sede de repercussão geral, fixou a tese de que:O direito à previdência social constitui direito fundamental e, uma vez implementados os pressupostos de sua aquisição, não deve ser afetado pelo decurso do tempo. Como consequência, inexiste prazo decadencial para a concessão inicial do benefício previdenciário.”

Desse modo, cristalino que o direito fundamento ao benefício previdenciário pode ser exercido a qualquer tempo, sem que se atribua qualquer consequência negativa à inércia do beneficiário. Ademais, esse direito é reconhecido expressamente no artigo 102, § 1º, da própria Lei 8.213/1991.

  • Publicações48
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações490
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inconstitucionalidade-da-medida-provisoria-n-871-de-18-de-janeiro-de-2019/670810946

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação Autora Provocou Administrativamente o Pedido de Auxílio Maternidade em Face do Inss, o qual foi Indeferido em 17.04.2017 (Nb - Procedimento Comum Cível

Advocacia Geral da União
Notíciashá 5 anos

Ação para questionar indeferimento de benefício do INSS prescreve em 5 anos

Gilberto Mendes, Advogado
Notíciashá 4 anos

STF decide: prazo decadencial para concessão de benefício é inconstitucional

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)